SPED Fiscal, o que é?

O SPED Fiscal nada mais é do que uma Escrituração Fiscal Digital (EFD), ou seja, a substituição da escrituração fiscal em papel, para a EFD.

O Sistema Público de Escrituração Digital incluiu no circuito digital empresas de todos os portes, com isso, todas as empresas devem aderir os recursos de informática para comunicar-se com as entidades fiscalizadoras do governo federal, estadual ou municipal, no momento em que irá cumprir obrigações.

O SPED está composto por outros subprojetos, tais como, SPED Fiscal, SPED Contábil, SPED Contribuições, eSocial, Nota Fiscal Eletrônica e outros, esses subprojetos estão sendo implantados gradativamente desde 2007.

Ainda sobre o SPED Fiscal, o mesmo obriga as empresas fazerem a escrituração fiscal digital dos livros de registros de entradas, saídas, inventário, apuração de IPI e ICMS, controle de crédito de ICMS do ativo permanente, controle de produção e controle de estoque. O SPED valida as informações antes da transmissão dos dados, assim diminui problemas, mas exige a assinatura digital para sua aceitação.

E quais são as vantagens do SPED Fiscal para as empresas?

Caso a empresa possua sistemas informatizados integrado, como é o caso do ERP, os impactos serão pequenos, visto que as informações necessárias estão disponíveis no formato digital e os fornecedores da solução conseguem fazer a integração com o SPED e assim geram a transmissão de dados de forma automática.

E se a empresa não possui o sistema integrado? Bom, nesse caso será necessário digitar os dados diretamente no SPED, vale ressaltar que as chances de erros aumentam muito, comprometendo o tempo e consequentemente, implicando em atrasos dos prazos legais, o que pode acarretar multa para a empresa. Isso também vale para quem faz a escrituração de forma manual.

O que fazer?

O primeiro passo para estar por dentro das exigências impostas pelo governo é investir na informatização e integração dos processos internos da organização, assim, a diminuição de erros e o cumprimento das leis é garantido.

Quer saber mais?

Entre em contato com a Estil Systems Brasil. 😀

Por: Priscila Godoy