O eSocial ou Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, é um projeto do governo federal, criado com a finalidade de unificar o envio de informações pelo empregador com relação aos seus empregados.

Tal obrigatoriedade vem tirando o sono de muitos empresários, isso pois, alguns softwares de gestão não estão preparados para atender as exigências impostas pelo governo, que irá exigir em uma única plataforma dados como, cadastramento, vínculos, contribuições previdenciárias e folha de pagamento, entre outros.

A utilização do eSocial irá viabilizar a garantia de direitos previdenciários, facilitar e simplificar o cumprimento das obrigações e também aprimorar a qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais, a mudança permitirá que o empregador trabalhe com maior transparência e segurança jurídica, assim também diminui fraudes contra o sistema previdenciário e trabalhista.

Falando ainda em benefícios do eSocial, o projeto irá unificar as informações trabalhistas, facilitando o acesso a eles, e diminuir no futuro o envio de arquivos obrigatórios, como CAGED, DIRF, RAIS e outros.

Por essas razões, a importância de ter um software que atenda as exigências fiscais e as tendências do mercado. A Estil está sempre preparada com os melhores recursos para atender a sua empresa.

Por: Priscila Godoy